PÓS-GRADUAÇÃO em
Crise e Ação
Humanitária
8.ª EDIÇÃO
Data das Inscrições
Até 30 de setembro de 2022
PEÇA MAIS
INFORMAÇÕES

OBJETIVOS DO CURSO
As exigências provocadas por catástrofes naturais e por influência humana que conduzem a contextos de crise sistémica têm aumentado em número e magnitude. São cada vez mais diversos e complexos os terrenos onde operam as organizações humanitárias exigindo-se profissionais altamente qualificados. Neste sentido, o âmbito e o significado da ação humanitária têm conhecido uma profunda alteração.
De acordo com Global Humanitarian Overview, em 2021 registou-se o número mais elevado em décadas de pessoas que precisaram de assistência e proteção humanitária, 235 milhões, número que, estima-se, subirá para os 274 milhões em 2022. Prevê-se, assim, um crescimento do trabalho no setor humanitário e, simultaneamente, um aumento na procura de programas pós-graduados, de análises inovadoras e de investigação sobre novos modelos de ação humanitária.
A missão da pós-graduação em CRACH é preparar profissionais para agirem em ambientes de catástrofe em contexto nacional e internacional. Os seus objetivos são:
Providenciar formação académica de elevada qualidade e competências profissionais para a análise crítica da ação humanitária e para o exercício de trabalho humanitário
Favorecer a troca de experiências entre estudantes, especialistas, investigadores e professores de modo a construir um entendimento profundo sobre crise e ação humanitária, numa perspetiva multidisciplinar e com recurso a estudos de caso;
Refletir sobre os desafios humanitários atuais no contexto do debate sobre emergência humanitária e desenvolvimento.
Prevê-se que os estudantes possam experienciar uma situação de emergência e ação humanitária em ambiente de simulacro.
Destinatários
Este curso dirige-se a profissionais humanitários e de saúde, proteção civil, segurança, defesa nacional e ajuda ao desenvolvimento; diplomatas; agentes de turismo; jornalistas; reformados com interesse no voluntariado humanitário; recém-licenciados que procuram carreira nos sectores humanitário e do desenvolvimento.
Jornalismo e
Comunicação
Profissionais humanitários
e de saúde
Diplomatas
Recém-licenciados
O que vai Aprender?
  • Fundamentos da Ação Humanitária
  • Emergência e Proteção Civil
  • Cultura, Desastre e Humanitarismo
  • Trabalho Humanitário e Trauma
  • Governança Global e Ação Humanitária
  • Migração Forçada, Asilo e Refugiados
  • Medicina e Saúde Pública na Ação Humanitária
  • Comunicação e Marketing no Setor Humanitário
  • Segurança Humana e Voluntariado
  • Gestão do Ciclo do Projeto Humanitário
Ver Programa Completo
Ver Programa Completo